terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MODA

By Helena Cipriano





“Esta é a minha defesa para com os que me condenam. Não temos nós o direito de comer e beber?” (I co 9:3-4).

“Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam o evangelho.” (I co 9:14).

“Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito, aí há liberdade.”(II co 3: 17).

Olá pessoas!
Senti hoje uma imensa necessidade de falar sobre MODA pra vocês.
Isso, você não leu errado não, MODA, Sim!
Meninos, por favor, não parem de ler o post agora! Com certeza é abrangente o suficiente pra todos! Mas não vou dar nenhuma dica não, o que vou falar hoje, é até onde vai a nossa liberdade com relação ao uso da moda como cristãos? Pra você, quais são as restrições? Existem?
Sinceramente, eu já escutei MUITO absurdo sobre esse tema, e foi isso que mais me incentivou a expressar a minha humilde opinião sobre isso, na verdade, usando apenas a lógica poderíamos perfeitamente discutir a esse respeito, neh? Mas vamos lá.
Há um tempo, eu tive a infelicidade plena de ouvir uma afirmação completamente sem noção de um adulto cristão, evangélico, que falou a uma criança de 5 anos que se ela usasse batom, Papai do Céu ficaria triste com ela e a mandaria para o inferno!
Gente! Sinceramente, eu sei que esse é um assunto extremamente abrangente e delicado por envolver várias denominações e seus credos doutrinários, mas não é sobre isso que discursarei aqui, mas sobre nosso amigo, tão necessário, o BOM SENSOOOOOO!
Eu sei e você sabe que cada denominação tem sua doutrina que deve ser RESPEITADA. Mas muita gente por aí, tem mania de criticar abertamente as doutrinas das outras igrejas. Criticar o que pode e o que não pode em determinada igreja, e apregoando ensinamentos que dão a entender que essa - a deles - seria a única doutrina correta.
Enfim, não vou me estender muito pra não ser injusta e nem dar a entender que estou criticando qualquer igreja ou denominação, o que não é minha intenção, mas pegando como ponto de partida, simbora, meu povo!
Há alguns anos atrás, eu NUNCA imaginei que um dia, na minha vida, eu fosse usar uma calça ou saia acima da linha do quadril! Hoje eu me vejo usando-os um pouco abaixo do busto! Que mudança, heim?
Isso pode significar que a moda é relativa? Bem, talvez!
Mas de fato, não existe uma só moda. Existe moda rock, moda surf, moda Hip Hop, moda para senhoras, clubbers, enfim, cada “grupo”, com sua própria moda.
Mas, e a moda “dos crentes”?
Não sei se você já passou por alguma situação em que foi criticado por causa da sua roupa, ou de algum acessório que estava usando, com o argumento que não era “coisa de crente”. Eu já passei muito por essa situação! Pra quem me conhece, sabe que estou completamente fora do estereótipo de crente que ainda se tem hoje. Sou tatuada, amo rock, toco guitarra, sou formada em canto, sou modelo, atriz, dançarina, fiz circo, enfim, quem dirá? Mas o que mais me faz feliz, é que, apesar de tudo isso, não importa a forma com que eu esteja vestida, as pessoas sempre me perguntam: “Tu és evangélica, não é?” Mas por que isso? Você me pergunta.
Bem, por que, pra mim, ser “crente”, nada tem a ver com a sua indumentária, por que o que Papai do Céu espera de nós é o nosso TESTEMUNHO.
De nada adianta estar vestindo uma burca se suas atitudes são divergentes do credo que você alega, se você não adota atitude de “imitadores de Deus”. (Ef 5:1)
Sei,você vai me dizer: Mas Helena, nós não podemos nos misturar, por que nós não somos desse mundo, somos peregrinos!
Sei, sei, aí eu te respondo:
Imagine-se nas suas férias. Você viaja com a sua família para um lugar lindo, digamos a cachoeira Véu da Noiva, no sul do país. (Ai, que lindo! Fantástico mundo de Bob:aquelas águas cristalinas descendo pelas pedras, molhando sua cabeça, fazendo você esquecer-se de tudo! Ai, ai, um dia eu vou lá!). Mas espera! Você é de Recife, Nordeste do país, você está ali só de passagem, você não faz parte daquilo, você não pode desfrutar daquele paraíso criado por Deus, não vai poder entrar na água, deitar nas folhagens, enfim, nada disso, você tem que se separar. Justo? Bem, é dessa forma que eu entendo!
A Bíblia nos diz que Deus nos deu o melhor dessa terra, nos deu a terra para dominarmos, para usufruirmos de todas as coisas boas que ele deu pra gente. (se alguém souber onde está escrito, deixa por comentário, PLIX!)
Aí você me diz: Mas, Helena, estamos nos referindo às coisas criadas por homens!
Aí eu te respondo: Apocalipse 4:11, tudo foi feito por Ele e por Sua vontade foram criadas. Deus deu ao homem, inteligência para criar coisas que favorecessem a nossa vida neste mundo, gente! Não usem sabonete então!
Sinceramente, no meu ponto de vista, não é algo que você usa que vai dizer quem você é, mas suas ATITUDES!
Sim, meus queridos, somos separados, somos Luz, o mundo jaz no maligno e é sobre isso que nós temos que fazer a diferença. Temos sim, que usar roupas, acessórios e afins, condizentes com nossos conceitos religiosos, vestir e usar tudo com decência e BOM SENSO, como qualquer habitante da terra. Da mesma forma que tem muito sem noção em música, danças, pregações, tem muito sem noção nisso também.
Ninguém vem pra igreja vestida igual a Cláudia Leitte no show, nem usando bonés e tal, mas dizer que não podemos usar a moda... O que é moda? A sua moda é você quem faz, mas mantenhamos a decência.
Somos dEle, servos, apaixonados e não importa o que estamos usando, quando Ele vier nos buscar, isso não vai pro céu com a gente. Não importa o que digam nemo que pensem, nem o que falem; o importante de fato, são suas ATITUDES! (desculpem a redundância, mas se fez necessário!)
E pra quem pensou que esse post era sobre MODA de fato, pode conferir dicas de moda, make up, esmaltes e estética no geral, confiram meu outro blog:
Vamos manter a casa onde habita o Espírito Santo, bonita, não é?
Gracinhas a parte, vale a pena conferir, ainda esta em manutenção, mas já tem muita coisa boa lá!
CONCORDAM? DISCORDAM? COMENTEM!

GRAÇA E PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário