quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A sedução dos ritmos


“Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que se te pôs diante.”
PV 23:1



Grandes são as discussões nos nossos dias sobre os ritmos que são ou não são de Deus, os ritmos que podem ou não podem ser usados nos cultos.

Há, de fato, nos nossos dias, milhares de opções, para todos os estilos, de músicas, de diferentes gêneros pra todos os gostos, mas temos que selecionar bem o que vamos colocar na Casa do Senhor para que não escandalizemos o evangelho.

Fui a um culto numa certa igreja que não vou citar aqui, por ética, que usaram umas músicas para a coreografia, que foi um escândalo, o povo da rua entrando na igreja, gritando, chamando os nomes dos coreógrafos, tinha gente até cacarejando dentro da igreja!!! (e é SÉRIO!), parecia mais um show do Parangolé! (Nada contra, nem a favor... NEUTRO).

Não estou pedindo pra você usar só Cassiane, Aline Barros, Paulo André, Feliciano Amaral (nossa!) nos seus louvores, peças ou coreografias, mas tem muita gente hoje perdendo o bom senso!

Tá bem, venhamos e convenhamos que ninguém vai tocar EXPRESSO LOUVADEIRA em pleno Culto da Família, aos domingos (na minha humilde opinião, sequer num culto jovem!) mas você não vai pro inferno se gostar ou escutar, ou dançar esse estilo de música.
Só não dá mesmo pra imaginar o pastor da igreja cantando “não pode rebolar, Papai não gosta não” enquanto gira os ombros ritmicamente no púlpito! (Fantástico mundo de Bob: volta a cena, feche os olhos e imagine!)

Porém, pelo livre arbítrio que temos, acredito que há ritmos que sim, podem ser usados!
O ritmo é uma coisa que mexe com o corpo, por isso o cuidado que devemos ter.
Mais um exemplo (nada contra o Expresso Louvadeira tá? Gosto muito)

Quando você escuta uma swingueira, qualquer que seja, qual a primeira intuição do seu corpo? Fala sério que não é de mexer os quadris? Então, é por isso que devemos escolher muito bem o que vamos usar.

Lembrando que o discurso aqui, não é sobre o que você pode ou não escutar, até por que a gente nem controla isso, de repente você está em casa com a sua família e aí começa a tocar “e aí novinha?” (FIM DOS TEMPOOOOS!) Não tem meeesmo como controlar, mas tem como filtrar!

Particularmente, eu amo escutar muito Zouk, Samba, Salsa, Hip Hop, enfim, músicas Variadas.

Mas daí a usar tudo que escuto por que eu gosto, é muita falta de noção, neh não?
(Fantástico mundo de Bob: Imagine: Coreografia com Apaga, mas não Bate de Pregador Luo, imaginação por sua conta, mas na minha tem muita perna quebrada e olho roxo!pra quem não conhece, coloca pra tocar la em cima)

A música é algo que mexe com a gente, não só com a mente, mas com o corpo, a música pode mudar humores, a música transforma, é por isso que o louvor é uma arma tão poderosa, e é por isso também que o Inimigo busca corromper nossos ouvidos e consequentemente nossos corpos através dela.

E ele é especialista nisso! Sabemos que ele é quem era o “ministro da música”, antes de cair, então ele sabe exatamente como fazer! Em tudo usamos música. No louvor, propriamente dito, nas coreografias, nas peças, isso por que a música desperta emoções e sentidos.

Mas a Bíblia nos diz em Apocalipse 4:11 : “ Digno és, senhor, de receber glória e honra, e poder, por que tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Dessa forma, podemos entender que, se tudo foi criado por Ele e pela Sua vontade, então podemos resgatar o que foi corrompido pelo Inimigo por ele para uso em benefício próprio, para Engrandecer Aquele que merece todo nosso louvor, nossa alma, nosso ser, nossa dança.


Segundo a Bíblia também, tudo é lícito, mas nem tudo convém (não sei onde está escrito, se alguém souber, deixa no comentário, tá? PLIX!). Portanto, baseemo-nos nesse versículo para distinguir o que convém e o que não convém usar na casa de Deus.
Tem muita música boa, ritmada, alegre, com bom conteúdo, dos mais diversos gêneros que não vão denegrir a nossa imagem.
Vamos usar o Hip Hop, o Soul, o Jazz, o forró, o Rock, tudo em louvor e adoração, mas cuidado com os excessos, nada em excesso é benéfico! Nem água!

E vocês, o que acham? Comentem!

O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém. (II Tm4:22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário